quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

CBF oficializa unificação de títulos

0 comments
São Paulo (SP) - Gazeta Press - A CBF confirmou a equiparação da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa ao Campeonato Brasileiro. Na prática, a medida anunciada pela entidade presidida por Ricardo Teixeira unifica os títulos nacionais e muda o mapa do futebol pentacampeão do mundo. A primeira edição da Taça Brasil foi realizada em 1959 e conquistada pelo Bahia, que representou o País na estreia da Copa Libertadores. O torneio prosseguiu até a temporada de 1968 e, um ano antes, ganhou a companhia do Roberto Gomes Pedrosa, realizado até 1970. Bahia, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense pleitearam o reconhecimento dos títulos anteriores ao Campeonato Brasileiro, disputado pela primeira vez em 1971.

paulo vitorMaior jogador da história do futebol mundial, Pelé foi reconhecido como vencedor de campeonatos brasileiros, com seis conquistasMaior jogador da história do futebol mundial, Pelé foi reconhecido como vencedor de campeonatos brasileiros, com seis conquistas
A CBF analisou um dossiê preparado pelos clubes e atendeu ao pedido. O Santos de Pelé, campeão da Taça Brasil entre 1961 e 1965 e do Robertão de 1968, passa a liderar o ranking com oito títulos, já que também triunfou em 2002 e 2004, ao lado do Palmeiras, bi da Taça Brasil (1960 e 1967) e do Roberto Gomes Pedrosa (1967 e 1969), além de tetra brasileiro (1972, 1973, 1993 e 1994).

Entre os clubes favorecidos pela medida adotada pela CBF, o principal motivo de festa foi dar, ainda que tardiamente, o título de campeão brasileiro a jogadores como Pelé, Jairzinho e Tostão, alguns dos maiores nomes do futebol nacional em todos os tempos. “Essa decisão recoloca as coisas em seus lugares certos e um feito como esse deve ser celebrado junto com a nossa torcida e com os ídolos, que merecem ser reverenciados por isso”, afirmou Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, presidente do Santos, após a divulgação extra-oficial da notícia.

Ademir da Guia, presente nas cinco conquistas do Palmeiras entre 1967 e 1973, também aprovou a medida. “Seria muito legal a realização de uma festa, o reconhecimento dos títulos. Para nós é importante. Demorou bastante, mas passa para a história”, disse o ex-jogador.

Entre os clubes ultrapassados no ranking de campeões nacionais, a medida da CBF foi repudiada. Campeão brasileiro em 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008, o São Paulo chegou a lançar o filme “Soberano” para festejar o hexacampeonato. Uma vez inferiorizados na lista, os tricolores protestaram. “Não interessa ao São Paulo ser o primeiro ou não. Temos noção do que ganhamos e não foi nada de presente de ninguém. Nossos títulos são indiscutíveis. Essa manobra mostra a forma precária como dirigem o futebol brasileiro. Isso acaba com a credibilidade do futebol e da entidade que o dirige”, protestou Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, vice de futebol.

Os insatisfeitos criticam a decisão de reconhecer dois títulos do Palmeiras no mesmo ano de 1967 e apontam as diferenças entre o Brasileiro e os torneios anteriores. Entre 1961 e 1965, por exemplo, o Santos foi pentacampeão da Taça Brasil em 24 jogos.

Já o Cruzeiro, em 2003, realizou 46 partidas para ganhar a primeira edição do Nacional por pontos corridos. Enquanto uma nova polêmica é criada, duas velhas pendengas do futebol tupiniquim continuam presentes. A CBF ignora o Flamengo e aponta o Sport como campeão brasileiro de 1987, além de ainda não ter definido um dono para a chamada “Taça das Bolinhas”, criada para homenagear o primeiro tricampeão seguido ou o primeiro penta alternado.

A entidade resolveu unificar os títulos anteriores a 1971 no momento em que o Brasil vive uma clima de preocupação em relação à Copa do Mundo de 2014 e pouco depois de Ricardo Teixeira, presidente da CBF desde 1989, ser acusado de receber US$ 9,5 milhões de propina da ISL, empresa de marketing esportivo ligada à Fifa.

Com a mudança, Pelé passa a somar seis títulos brasileiros, um recorde. Atualmente, o ex-jogador do Santos mantém bom relacionamento com o mandatário da CBF.

Entidade segue sem reconhecer título do Fla

A CBF promoveu, nesta quarta-feira, um evento para oficializar a unificação dos títulos brasileiros de 1959 até 1970, dos times vencedores da Taça Brasil e do Roberto Gomes Pedrosa. Entretanto, a confederação ainda não reconhece o hexacampeonato brasileiro do Flamengo, mantendo o Sport como campeão nacional de 1987.

De acordo com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o clube carioca pode perder as esperanças, pois não há chances de mudança a respeito deste troféu. “É impossível o Flamengo ser campeão de 87”, afirmou, em entrevista ao Sportv.

O presidente, inclusive, afirmou que há uma liminar da Justiça Comum que impede que o Flamengo seja reconhecido como o campeão daquele ano. “Se não for cumprida, pode gerar até prisão”, revelou Teixeira.

Para tentar contornar a situação, Teixeira fez uma sugestão ao Flamengo. “Se o Flamengo acha que é campeão, tem que tentar reverter com quem decidiu. Tem que ir na Justiça Comum fazer o pedido”, comentou. Caso a decisão definitiva seja, mesmo, manter o Flamengo com apenas cinco títulos nacionais, os cariocas não poderão mais pleitear a “Taça das Bolinhas”, que ficará com o São Paulo, sendo o primeiro time a vencer o Campeonato Brasileiro por cinco vezes.

Ricardo Teixeira fala sobre a Copa de 2014 e vê avanços

Rio (Agência Estado) - O presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira, afirmou que está satisfeito com o andamento das obras que visam o Mundial que será disputado no Brasil daqui a quatro anos.

“Este é o momento do trabalho que não aparece muito para o público, mas é igualmente importante, pois se trata do planejamento para tudo o que será executado nos próximos anos. É um trabalho diário, incansável, mas tem mostrado resultados significativos. Assim como o Comitê Organizador, o Governo Federal, os estados e municípios têm se esforçado ao máximo para oferecerem uma grande Copa do Mundo da Fifa a todos os amantes do futebol”, afirmou o dirigente, em nota publicada nesta quarta-feira no site oficial da Copa de 2014.

O COL fez um balanço positivo sobre o andamento das obras que visam o Mundial, apesar de todas elas estarem longe de ficarem prontas e de atenderem às condições exigidas pela Fifa para receber a competição e o grande público que irá marcar presença no Brasil em 2014.

Segundo o COL, a Copa “começa a ganhar cara, com as obras dos estádios sendo iniciadas”. O órgão lembrou que nove dos 12 palcos da competição “já começaram os trabalhos” (Arena Amazônia, Arena Capibaribe, Arena Pantanal, Beira-Rio, Estádio Nacional, Fonte Nova, Maracanã, no Rio de Janeiro, e Mineirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário