Estudantes voluntários do Projeto Rondon, numa ação coordenada pelo Ministério da Defesa, chegam, nessa manhã de segunda-feira, dia 24 de janeiro, em Carnaúba dos Dantas e outras cidades do Seridó, permanecendo durante os próximos 15 dias, convivendo com a realidade de comunidades urbanas e rurais de municípios da região, fazendo parte da Operação Seridó. “Os estudantes ficarão isolados, em comunidades distantes de suas casas, convivendo com diferenças entre si, de culturas, para viabilizar projetos de desenvolvimento sustentável e fortalecimento da cidadania”, explica o Coordenador da Operação Seridó do projeto Rondon, Cel. Edson Pierobon.
Cada estudante desenvolveu projeto na sua área, a partir dos dados coletados em uma primeira visita, realizada em novembro do ano passado, e de informações trocadas com as Prefeituras durante os sete meses de preparo, e chega nesse momento para a fase prática do projeto, composta de palestras, oficinas, mini-cursos em diversos eixos temáticos – como comunicação, meio ambiente, cultura, tecnologia e trabalho, tecnologia e produção, direitos humanos e justiça, educação e saúde – de acordo com o potencial e necessidades de cada área.
O projeto Rondon realiza ações simultâneas em quatro estados, Piauí, Pará, Sergipe, além do Rio Grande do Norte. Aqui no RN, as equipes multidisciplinares, são compostas por 80 professores e 320 alunos, que repassarão conhecimento a agentes multiplicadores, como professores, agentes de saúde, comerciantes, gestores e funcionários públicos e produtores rurais.
Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Jardim do Seridó, Equador, Ouro Branco, São Vicente, Lagoa Nova, além de outras cidades da região participam desse importante projeto.
Em Carnaúba dos Dantas, as atividades dos rondonistas serão desenvolvidas no Instituto, CEJUC, Ermo e outros espaços do Município.
O nosso Blog dá as boas vindas a todos os rondonistas !!!