segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

“O dinheiro está indo para o bolso de políticos sem escrúpulos no manuseio da coisa pública”, diz Dom Delson

0 comments
Diante das graves denúncias que envolvem a Câmara Municipal de Caicó, a sociedade civil organizada através do Fórum Popular de Debates Permanentes sobre Políticas Públicas de Caicó,  instituições e a comunidade em geral, realizaram na manhã desta segunda-feira (21) uma manifestação popular de combate a corrupção e em favor da transparência na aplicação do dinheiro público, que pertence ao povo. O Bispo diocesano Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz também participou e se pronunciou sobre o assunto em entrevista a Rádio Seridó e Blog Collecione.
Confira:
GLÁUCIA LIMA: Como o senhor avalia o atual cenário do Legislativo caicoense?
DOM DELSON: Diante dessas denúncias sobre a Câmara Municipal, fica na cabeça de cada cidadão uma grande interrogação: Como o poder legislativo está tratando a coisa pública? O legislativo é o responsável pela fiscalização, por ver como as coisas estão funcionando e fiscalizar o executivo. Se dentro da casa da cidadania as coisas estão acontecendo, isso é muito grave, é gravíssimo, por isso a indignação da população e da igreja, da OAB e de várias instituições que aderiram a manifestação. Nós estamos aqui pedindo as autoridades competentes que façam a investigação e preste contas a sociedade. Como é que a casa do legislativo se torna um desvio de verba? Isso faz muito mal a consciência política da população, principalmente nesse tempo difícil que falta verba para tudo: saúde, educação, moradia. O dinheiro está indo para o bolso de políticos sem escrúpulos no manuseio da coisa pública e que desviam o dinheiro da população.
GL: Qual a colaboração/contribuição da Diocese de Caicó para a mudança desse cenário?
DD: A diocese participa da discussão de políticas públicas e procura incentivar o cidadão a ter uma participação mais efetiva na discussão democrática porque politica se faz com participação popular com critérios de justiça, de responsabilidade. E a igreja vai mobilizar as pessoas a ter essa participação. Essa é uma contribuição não só da igreja católica, como também, das outras igrejas e instituições. Por isso que estamos aqui hoje para dar esse grito de alerta cobrando as devidas providências.
GL: Como representante do povo de Deus, qual sua orientação para o povo na escolha dos seus representantes em 2012?
DD: A igreja trabalha para que as pessoas reflitam sobre os seus candidatos, que não venda seus votos ou que vote em candidatos porque recebeu ‘esse ou aquele’ benefício, ou sej,a vote pelo conhecimento que tem sobre a pessoa, pela sua seriedade e compromisso com a comunidade e com a coisa pública. A igreja já tem feito alerta através de campanhas, como por exemplo, a própria Campanha da Fraternidade e comitê 98/40 de combate a corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário