Em reunião ocorrida na manhã desse domingo, dia 20 de março, nas instalações da Fundação João Henrique Dantas – FUNDEJ, os Garimpeiros da cidade de Carnaúba dos Dantas/RN estiveram discutindo assuntos referentes a categoria, detalhando algumas propostas que venham viabilizar novas conquistas, nesse ano de 2011.
Nesse momento onde Mineradores e Garimpeiros em geral, passam por alguns problemas quanto ao associativismo e a sindicalização, esses trabalhadores buscam de forma unida, o reconhecimento do seu trabalho perante os órgãos competentes. E entre os muitos assuntos debatidos ficou clara a necessidade de revitalizar a Associação dos Garimpeiros e Artesões, buscando o fortalecimento desses trabalhadores que labutam sem o reconhecimento legal, que possa lhes garantir aposentadoria e outros.
Nesse dia 03 de abril deverá ocorrer mais uma reunião, onde outros assuntos deverão ser discutidos, uma vez que os mesmos almejam a ajuda da Governadora do RN, na aquisição de equipamentos e outros.
Na ocasião, todos os presentes visitaram a Sala de Informática, onde acontece o Curso de Inclusão Digital e Social, e conheceram as novas instalações da FUNDEJ.