sexta-feira, 22 de julho de 2011

Três famílias dominam Governo e Senado no Rio Grande do Norte há mais de meio século

0 comments

Desde os tempos antigos que o poder político tradicionalmente se concentra nas mãos de famílias. Era assim nos impérios, nas monarquias e continuou assim no regime democrático, pelo menos em alguns lugares. No Rio Grande do Norte, como em boa parte do Nordeste, quem detém o poder político há décadas são famílias. Poucas famílias. No RN, menos de dez famílias dividem (e se alternam nele) no poder.

Na verdade, três famílias concentram a maior parte do poder político no estado há mais de 50 anos. Trata-se das famílias Alves, Maia e Rosado. Destes três grupos familiares, já saíram 6 governadores, 6 senadores e dezenas de deputados federais e estaduais.

ALVES – O poder/projeto político da família começou com Aluizio Alves. O prestígio de Aluizio impulsionou a carreira política do irmão Agnelo Alves e a cassação dos direitos políticos dos dois, anos 60 e 70, e gerou uma nova geração de políticos da família, como Henrique Alves e Garibaldi Alves Filho. Posteriormente, surgiram Carlos Eduardo Alves e Ana Catarina Alves. A novíssima geração é representada pelo filho de Garibaldi, Walter Alves, deputado estadual.

MAIA – O patriarca foi Tarcísio Maia, filho do político paraibano João Agripino Maia, que militou na política nos anos 60 e veio a tornar-se governador nos anos 70. Seu primo, Lavoisier Maia, foi governador nos anos 80. O filho de Tarcísio, José Agripino Maia, tornou-se a estrela maior da família, tendo sido governador duas vezes e senador hoje, em segundo mandato. Uma curiosidade: Wilma de Faria já foi Wilma Maia, quando casada com Lavoisier e iniciou a carreira política. O filho de Agripino, Felipe Maia, representa a nova geração.

ROSADO – Pai de 21 filhos, Jerônimo Rosado deu origem ao clã mais diversificado de políticos, que comanda Mossoró há mais de meio século. De seus filhos, surgiram prefeitos (Dix-huit e Vingt), senadores (Vingt) e um governador do Estado (Dix-sept). Os netos seguiram carreira igualmente vitoriosa (Sandra Rosado, Carlos Augusto Rosado – e a esposa deste, Rosalba Ciarlini – Fafá Rosado, Betinho Rosado). E a nova geração já se apresenta como Larissa Rosado (filha de Sandra e Laíre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário