sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Conferência do Menor e Adolescente de Lagoa Nova foi avaliada como sucesso e de avanços.

0 comments

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Lagoa Nova promoveu na última quarta-feira (09) na escola municipal João XXIII a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que teve como tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”. O evento teve início as 07h30min e contou com a participação de entidades governamentais e não governamentais de atendimento, defesa, proteção e promoção dos direitos humanos das crianças, adolescente e familiares de Lagoa Nova.
Os trabalhos da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foram baseados em cinco eixos, determinados pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda): Promoção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle social de efetivação dos Direitos; Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Presente no evento, o prefeito Erivan Costa mostrou a necessidade de juntos, comunidade e entidades públicas buscarem incansavelmente melhores dias para crianças e adolescentes com metas baseadas em políticas públicas de promoção e proteção ao menor e aproveitou o momento para citar algumas das ações que a prefeitura tem promovido para atingir estas metas como o apoio ao esporte, ao lazer, a instalação da nova pediatria do hospital municipal, apoio á capacitação de jovens, incentivos a danças e expressões culturais entre outros.
Já para a presidente do Conselho dos direitos da criança e adolescente Aparecida Silva, o apoio do poder público aliado ao grande incentivo de instituições como o UNICEF, Conanda e Promotoria da infancia e adolescencia do município tem trazido vários avanços a todas as crianças do município, prova esta que em Lagoa Nova o índice de crianças na escola e o de mortalidade infantil tem melhorado ano a ano, destacou.
Na mesa da abertura da conferência, destaque para o conselho tutelar, secretários municipais e orgãos de defesa á criança e ao adolescente que compareceram em massa para prestigiar a solenidade. Na pláteia, crianças e adolescentes das mais diversas idades e de todos os recantos do município tiveram como expressar na conferência seus ideais e sonhos para consolidar como metas e diretrizes para serem debatidas na conferência estadual. O assessor da Secretaria Municipal de Assistência Social Ruxley Bernadino coordenou os trabalhos com maestria ao lado dos membros do CMDCA e comemoram o sucesso do resultado final dos trabalhos.
Veja abaixo a programação completa do evento realizado na última quarta feira:
7h 30min- Credenciamento
8h – Abertura
-> Entoação do Hino Nacional;
-> Apresentação Cultural do Grupo de adolescentes Pró -Selo UNICEF e escolas municipais sob o comando da Professora Josilene Olegário.
8h20min – Leitura e Aprovação do Regimento Interno
8h30min – Palestra temática: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios – Palestrante: Ruxley Bernadino
9h30min – Apresentação do Conselho Tutelar no Município de Lagoa Nova
10h- Coffee break
10h 30min – Divisão dos grupos, discussão do tema e formulação de propostas.
11h30min – Abertura dos grupos e apresentação das propostas.
12h30 – Escolha dos delegados representantes do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário