quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Erradicação do calazar no município é uma das metas da prefeitura de Lagoa Nova

0 comments
Agentes da IV Regional de Saúde, estão desde o dia 24 de outubro de 2011, na cidade de Lagoa Nova, realizando um impotante trabalho de Saúde Pública que é o inquérito canino em toda zona urbana do município.
Segundo José Benedito que coordena o projeto ao lado da equipe epidemiológica, o trabalho consiste em fazer a coleta de sangue de todos os animais, casa a casa para a realização do exame sorológico para saber se existe cães contaminados.
O trabalho foi requisitado pela Secretaria de Saúde Municipal, através da coordenação de epidemiologia, para a prevenção de casos em humanos. Outro fator que contribuiu para a realização deste trablho foi a ocorrência de um caso humano no ano passado aqui no município, que teve tratamento a tempo e ficou curado.Mas nem sempre é assim.
Este trabalho é feito com apoio total da prefeitura de Lagoa Nova que está disponibilizando todo o aparato necessário para que os resultados sejam positivos. O calazar como é conhecido é uma doença transmitida por um mosquito conhecido como mosquito palha, que, quando pica o cão doente transmite a doença para o homem.
A transmissão se dá pela picada do inseto infectado com sangue dos animais doentes: sendo o cão a principal fonte de infecção da doença. É DOENÇA GRAVE! E PODE MATAR! Por isso a importância da realização do referido trabalho para a preservação da saúde da população

Nenhum comentário:

Postar um comentário