segunda-feira, 16 de abril de 2012

LULA CHORA, MAS VOLTA COM A LÍNGUA AFIADA

0 comments
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou ontem, em São Bernardo, às atividades políticas. Em seu primeiro ato público oficial após ser diagnosticado livre de um câncer na laringe, Lula roubou a cena. Ele esteve na inauguração do CEU (Centro Educacional Unificado) Regina Rocco Casa, nome dado em homenagem à mãe de sua mulher e ex-primeira-dama do Brasil, Marisa Letícia. Lula chorou, mas manteve linha crítica aos adversários e exaltou os companheiros de partido.
A participação de Lula no evento atraiu multidão de populares que se aglomeraram no local desde às 8h para ver o ex-presidente, que por recomendações médicas se manteve isolado do público.
Lula discursou por cerca de cinco minutos, exaltando o prefeito Luiz Marinho (PT), a presidente Dilma Rousseff e o pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. A última aparição pública do petista na cidade foi em outubro, quando esteve com crianças durante feira literária realizada na cidade. Na ocasião, ele declarou pela primeira vez apoio à pré-candidatura do ex-ministro da Educação ao Paço da Capital.
“Se eu tivesse juízo, não falava, porque a minha voz ainda não está boa. Espero que em 15 ou 20 dias estarei apto a me dirigir aos companheiros País afora”, projetou o ex-presidente, que enalteceu a figura de seu afilhado político, Luiz Marinho. “Estamos diante do homem que mais fez por São Bernardo e em menos tempo”, discorreu, em clara comparação com as getões anteriores do PSB e PSDB na cidade.
Sobre Dilma, disse que teve “razão” ao pedir votos a ela em 2010. “Da mesma forma que um metalúrgico mostrou que não precisa de uma pilha de diploma para cuidar de pobre, a Dilma vai mostrar que uma mulher não é inferior para cuidar do País”, declarou.
Lula se emocionou e chegou a derramar algumas lágrimas quando o deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT), o Vicentinho, relembrou sua trajetória, vindo de Pernambuco para ser metalúrgico em São Bernardo. “O companheiro enfrentou inclusive o preconceito da elite na eleição (presidencial de 2002, a qual venceu).”
CANSAÇO
Visivelmente cansado e abatido, Lula interrompeu o discurso três vezes devido a crises de tosse. Tomou água e, após três tentativas de retomar a fala, desistiu.
Diagnosticado com câncer em outubro, ele iniciou imediatamente sessões de quimioterapia, tratamento que terminou no fim de março, quando exames demonstraram a ausência do tumor – também fez radioterapia. A partir daí, o ex-presidente, já afastado das atividades em seu instituto em São Paulo – tem feito sessões de fonoaudiologia e vai fazer também fisioterapia para recuperar massa muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário