domingo, 15 de setembro de 2013

População de acari clamam por saúde

1 comments
População do Bairro Pe. Cortez em Acari garante que a saúde no posto de saúde do bairro encontra-se um verdadeiro caos. Leia com atenção:

“Sabemos que até a fundação da Associação de Moradores do Bairro Pe. Cortez em 2002, existia posto de saúde no bairro, apenas uma extensão do PSF do Bairro Tarcísio Bezerra. Iniciou-se uma luta junto ao então Prefeito Dr. Juarez e do então Secretário de Saúde o Sr. Manoel Bezerra.
O atendimento médico passou de uma vez por semana (com 15 consultas e 05 urgências num total de 80 consultas/mês), para pelo menos duas vezes, onde o então médico Dr. Genilson passou a atender mais de 220 consultas/mês.

Com o aumento das consultas e demanda, a associação passou a buscar junto a então administração municipal, pelo fim da extensão e surgimento do posto de saúde independente. Conquista entregue a população em agosto de 2008, onde passou a atender mais de 1.000 procedimentos/mês (atendimento odontológico, médico, preventivos e outros).

Em 2008, o médico era Dr. José Fernandes, que meses depois deixou o cargo devido caracterizar nepotismo por seus filhos Dr. Alexandre e Dra. Stella ocuparem cargos no executivo e legislativo respectivamente, fazendo cumprir o que determina a lei. Em seguida passaram outros médicos pelo posto de saúde do bairro.

Atualmente, o posto de saúde do bairro vive um dilema. Permutas e mais permutas. Ou seja, 8 meses de gestão se passaram e o posto de saúde não conta mais, por exemplo, com dentista e médico (24 fichas por semana) prestando atendimento durante o período da manhã e da tarde. Antes aconteciam 100 consultas/semana e na atual administração só acontecem 24 consultas/semana.

Os atendimentos estão precários, isto é o retrato atual do nosso posto de saúde. O que tem, no mês de agosto, é um médico que de acordo com o portal de transparência do município recebe R$ 49.490,00. É muito dinheiro para pouco serviço. Antes as mídias acarienses diziam que o Bairro Pe. Cortez encontrava-se entregue as baratas. E atualmente com a precariedade do posto de saúde, esgoto a céu aberto, entulho nas ruas que são inclusive mal conservadas... como será que o bairro se encontra? Pelo jeito, hoje, nem as baratas querem!”.

Um comentário:

  1. Acari hoje se encontra limpo sabe porque? Entre janeiro e março foram tiradas centenas de toneladas de lixo será que este lixo foi da nova gestão?

    ResponderExcluir