domingo, 29 de setembro de 2013

Vereador volta a chamar atenção que população continua pegando água sem tratamento no Rio Piranhas

0 comments
O vereador Márcio Soares alertou na reunião que aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, comandada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu e Agência Nacional de Águas (ANA). A população continua pegando água sem nenhum tratamento no leito do Rio Piranhas, em Jucurutu.

“Disse lá na frente dos técnicos da Caern, responsável pela Adutora da Serra de Santana, para também liberarem a retirada de água, não só os carros-pipa credenciados. Pois se os carros particulares não tiverem direito ao acesso à água tratada, os restaurantes, queijeiras, padarias, não podem funcionar tirando água do Rio Piranhas, sem ser tratadas, que é imprópria para o consumo humano. Mas, o prefeito de Jucurutu que até enfim veio a uma reunião na cidade, foi contra nossa proposta. Os sete carros-pipa que a Prefeitura disponibilizou não dão vencimento para abastecer”, criticou o vereador.

No mês passado, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) enviou ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) um relatório qual aponta que a água do açude de Coremas (no Sertão paraibano), maior reservatório de água do Estado, está contaminada. A constatação foi da existência de coliformes totais (grupos de bactérias indicadoras de contaminação com material fecal de animais) e presença de outros organismos. “Essa água sem tratamento e contaminada é a mesma que vem do Rio Piranhas. Neste sábado tirei mais fotos novas que comprovam nosso alerta. Tem gente lavando roupa no rio, e carros pegando a água próxima”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário