sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Currais Novos sediou seminário de educação inclusiva com participação de 34 municípios

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Representantes de 34 municípios do Rio Grande do Norte estiveram em Currais Novos durante toda esta semana para participarem do 8º Seminário de Educação Inclusiva, evento realizado no auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Campus Currais Novos e que teve como tema central o “direito a diversidade”. Na noite desta quinta-feira (12), os cursistas participaram de jantar de confraternização no Mediterrânium Eventos e Recepções, encontro que contou com a participação do prefeito Vilton Cunha, da secretária municipal de educação, Aparecida Medeiros, e de diversos secretários e representantes dos municípios da abrangência do polo de educação inclusiva. Desde o último dia 09, cursistas dos municípios participantes tiveram a oportunidade de adquirirem conhecimento e trocarem experiências sobre as ações desenvolvidas em prol das pessoas com deficiência. “Esperamos que cada município possa fazer um trabalho significativo de acordo com o conhecimento adquirido neste seminário”, disse Aparecida. A coordenadora de educação inclusiva da SEMEC, Maria Francisca Medeiros, afirmou que o seminário foi “planejado com intuito de desenvolver as políticas públicas do Ministério da Educação”. “Estamos realizando o desenvolvimento no plano com os eixos de educação especial e educação para os direitos humanos e cidadania”, afirmou. O prefeito Vilton Cunha disse que na última década o sistema escolar modificou-se com a proposta inclusiva e um único tipo de escola foi adotado: a regular, que acolhe todos os alunos, favorecendo a diversidade e o respeito aos direitos e liberdades humanas. “Para que a inclusão de fato se concretize, é necessário que os professores estejam preparados para lidar com esse tipo de situação, capacitados e munidos dos recursos necessários”, disse. “O contínuo aprimoramento de projetos nesse sentido, tanto na capacitação como na formação continuada, amenizará as dificuldades com as quais professores e alunos se deparam no cotidiano escolar, em face dessa realidade ainda tão inusitada”, finalizou. O seminário contou com diversos cursos e palestrantes de renome nacional na área, como Romeu Sazaki e Jeferson Fernandes. O objetivo principal do evento foi formar gestores municipais e educadores para promoverem discussões e reflexões para o desenvolvimento de ações institucionais voltadas para a acessibilidade e a inclusão das pessoas com necessidades educacionais específicas.

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