quarta-feira, 19 de março de 2014

Presidente do PSB-Natal aponta luta para superar desigualdade feminina na política

0 comments

 O Partido Socialista Brasileiro-RN instalou nesta terça-feira (18), o Fórum Estadual de Mulheres Socialistas. O evento, que contou com participação de deputadas, dirigentes municipais da legenda, prefeitas, ex-prefeitas, presidentes de Câmaras Municipais, vereadoras e lideranças políticas, renovou a luta pela igualdade de gênero na política.

A deputada estadual e presidente do PSB-Natal, Márcia Maia foi responsável pela palestra principal do evento, na qual apresentou a luta das mulheres para superar a desigualdade e a falta de oportunidades na política. Socióloga, Márcia destacou o preconceito da sociedade sobre a participação feminina e os reflexos da cultura do século passado.

Entre os inúmeros dados apresentados pela parlamentar pessebista, está o fato de o Brasil aparecer em 156º lugar em representação feminina no Parlamento entre 188 países. Nas Américas, o Brasil ocupa a 30ª colocação entre 34 países. “Como é possível que num país em que as mulheres são quase 52% do eleitorado no Brasil , temos na Câmara Federal pouco mais de 8% de representação feminina? Nas prefeituras, menos de 10%? Precisamos lutar contra esse cenário excludente”, disse.

Personagens da política potiguar e da história do país foram lembradas por Márcia, como Celina Guimarães, primeira eleitora do país (1927), Alzira Soriano, primeira prefeita eleita da América do Sul (1929), além do mês de janeiro de 2011, quando os principais cargos do estado – Governo, Prefeitura, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça – eram ocupados por mulheres.

Para Márcia, situações como essa deixarão de ser improváveis quando houver um combate consistente à diferenciação de gênero, não apenas através de campanhas educativas, mas com mecanismos reais em que as mesmas oportunidades possam ser oferecidas a homens e mulheres.

“Precisamos da efetivação da Lei Maria da Penha, da criação de fóruns permanentes não apenas nos partidos, mas em outras representações da sociedade, estímulo ao protagonismo feminino desde a infância, programas de apoio, abertura de espaço nos partidos políticos e ações partidárias de incentivo à participação, desconstrução da cultura da discriminação e o financiamento democrático de campanha”, enumerou.

Segundo estatísticas sobre o crescimento da representação feminina na política, tomando como base os munícipios, de 1992 a 2012, o avanço da participação de mulheres foi, em média, de 1% no número total de eleitas a cada eleição municipal. Márcia defendeu a luta por um salto no tempo para encerrar com a desigualdade.

“O dado é tão alarmante que só alcançaríamos a igualdade de gênero com o mesmo número de homens e mulheres nos cargos em 150 anos. Estamos atrás de países como Irã e Afeganistão. Precisamos dar um salto no tempo, mostrar que o país pode ser um exemplo, assim como o Rio Grande do Norte têm sido”, concluiu.

Após o fim da palestra, a vice-prefeita de Natal e presidente estadual do PSB, Wilma de Faria, instalou oficialmente o Fórum de Mulheres Socialista. Segundo ela, a organização terá a missão de promover o desenvolvimento das relações entre mulheres do PSB, visando a interação e discussão de temas referentes às questões de igualdade de gênero, de inclusão social e de melhoria das condições de vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário