quinta-feira, 27 de março de 2014

Proposta de proteção aos direitos do autista é apresentada na AL

0 comments

De olho num processo de inclusão social mais efetivo para pessoas com síndromes autistas, a deputada estadual Márcia Maia apresentou no final da manhã desta quarta-feira (26) uma proposta de projeto de lei que estabelece a criação de uma Política Estadual de Proteção aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

A proposta prevê ações intersetoriais, formulação de políticas públicas voltadas para pessoas com transtorno do espectro autista, atenção integral à saúde, inclusão efetiva de estudantes e garantia de atendimento especializado gratuito, bem como, o estímulo à inserção da pessoa com transtorno no mercado de trabalho, além de campanhas de educativas e proteção contra abuso e exploração.

"É preciso sistematizar o apoio, criar uma política para romper essas barreiras, promove a aproximação da sociedade de um mundo livre de discriminação, onde todos possam alcançar seu potencial máximo e serem tratados de forma igual”, destacou Márcia.

A deputada estadual, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, reforça a importância da ação, especialmente no setor de saúde, para que o tratamento e o diagnóstico precoce.

"Uma intervenção de forma correta pode oferecer mais qualidade de vida às pessoas com autismo, é preciso conhecer a realidade para então mudá-la para melhor", concluiu a parlamentar do PSB.

O autismo é uma síndrome que atinge quase 2 milhões de brasileiros. Segundo estudos, o autismo é mais comum que o câncer, AIDS e diabetes. No mundo, a ONU estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com autismo.

Saiba mais:

O autismo faz parte de um grupo de desordens do cérebro chamado de transtorno invasivo do desenvolvimento (TID) – também conhecido como transtorno global do desenvolvimento (TGD). Para muitos, o autismo remete à imagem dos casos mais graves, mas há vários níveis dentro do espectro autista.

Nos limites dessa variação, há desde casos com sérios comprometimentos do cérebro além de raros casos com diversas habilidades mentais, como a Síndrome de Asperger (um tipo leve de autismo) – atribuído inclusive a aos gênios Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Mozart e Einstein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário