terça-feira, 31 de maio de 2016

Lagoa Nova: Comitê do “Água Para Todos” discutiu com a SEMARH ações do programa no Município

0 comments
Na manhã desta  segunda-feira(30) o Comitê Municipal do Programa Água Para Todos, composto por representantes do poder público e sociedade civil, recebeu  a equipe da SEMARH – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com intuito de planejar as ações do programa no município. Durante a reunião ficou estabelecido que hoje e amanhã a equipe da SEMARH  acompanhada pelo Comitê Gestor Municipal, visitaram as comunidades beneficiadas pelo programa para realizar o cadastramento dos futuros beneficiados do programa. Em Lagoa Nova as comunidades, St. Filgueira, St. Massangana (Setor Crispim) e St. Santa Rita receberão a perfuração e instalação de um poço, com data prevista para o mês de junho. Estiveram presentes na reunião os técnicos da SEMARH, Anderson Queiroz, Luciana Maia e Jomar, bem como os membros do Comitê Gestor do Programa, o Secretário Municipal de Agricultura e Presidente do Comitê Wallace Frade, Secretário Municipal de Meio Ambiente José Luiz Neto, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Francinalda Ulisses, Presidente da Câmara Mun. de Vereadores, Vereador Nazareno Ulisses, Presidente da Associação do St. Filgueira, Maria Eliene Santos, Presidente da Associação do St. Santa Rita e Canta Galo, Lécia Lima e o Presidente do Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Lagoa Nova, Manoel Jose.

O Programa Água para Todos, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, foi concebido pelo Governo Federal a partir da necessidade de se universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso.
O programa tem como objetivo garantir o amplo acesso à água para as populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais, possibilitando a geração de excedentes comercializáveis para a ampliação da renda familiar dos produtores rurais.

O fornecimento de água de qualidade para o público beneficiado, seja para o consumo humano, seja para atividades produtivas, inclusive criação de animais, é realizado através da  instalação dos seguintes equipamentos:

a) cisternas de consumo;
b) cisternas de produção;
c) sistemas coletivos de abastecimento de água;
d) kits de irrigação;
e) pequenas barragens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário