segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Campanha Outubro Rosa é homenageada em sessão solene

mama_al

A Assembleia Legislativa do RN realizou na manhã desta segunda-feira (10) uma sessão solene em alusão à campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Além de chamar a atenção para o tema, a solenidade proposta pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), também homenageou doze mulheres que venceram o câncer de mama e estão em tratamento contra a doença.
“Nossa proposta é trazer uma mensagem de alerta para todos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a cada dois minutos uma mulher é diagnosticada com câncer. E é nossa responsabilidade sermos multiplicadores na prevenção e alertar para a importância da detecção precoce do câncer”, disse Cristiane Dantas. A deputada parabenizou a atuação dos grupos Despertar, Rede Feminina Contra o Câncer e Reviver e destacou a necessidade das mulheres estarem sempre atentas aos próprios corpos. “É essencial manter-se alerta com a própria saúde, isso pode fazer a diferença quanto a cura”, disse.
Presente na solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, destacou os exemplos de superação reunidos no plenário da Casa. “Esta solenidade homenageia grandes mulheres que venceram o câncer de mama. Elas, através de seus exemplos, trabalham no dia-a-dia para que outras mulheres conquistem esta vitória fazendo a prevenção e o diagnóstico precoce”, salientou.
A ginecologista Elvira Barbalho falou em nome de todas as 12 mulheres homenageadas. A médica usou a sua história de vida, com o diagnóstico de câncer de mama 10 meses após ter sido mãe, sofrimento, dúvidas e superação, para ilustrar o momento vivido pelas mulheres diagnosticadas com câncer. “São mulheres que passaram por momentos de insegurança, dúvida e medo, mas que lutaram. Só percebemos o valor das nossas vidas, quando percebemos que ela está escorrendo pelos dedos. Não foi fácil, mas agradeço, pois hoje eu descobri a verdadeira beleza. Aquela que não tem cabelo nem corpo perfeito. Aprendi a cuidar de mim, me amar realmente e agora sei como ajudar melhor minhas pacientes que passam pelo que passei”, disse.
Os deputados Márcia Maia (PSB) e Hermano Morais (PMDB) também participaram da sessão solene que contou com uma apresentação musical do violinista Jonatas Fernandes. “Essa é uma luta de todas nós. É importante que tenhamos essa preocupação diariamente”, disse Márcia Maia. Hermano parabenizou a iniciativa e as entidades que se organizam para dar esse suporte ao enfrentamento do câncer de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário