quarta-feira, 22 de junho de 2011

O confronto entre Macacos e Maias em Jardim de Piranhas

0 comments
Numa memorável disputa política para prefeito de Jardim de Piranhas no ano de 2000 quando o atual deputado federal João Maia começou a tomar gosto pela política, a campanha no município ficou conhecida como a mais ferrenha de toda a história da cidade. O confronto entre Macacos e Maias chamou a atenção da política estadual. Foi barra-pesada.


De um lado o candidato Antonio Macaco e do outro o candidato Galbê Maia. O radicalismo comeu no centro. Era ataque pra todo lado. As famílias e eleitores se dividiram. O poderio econômico falou alto. No último comício da campanha, lembro-me como hoje, os ataques foram violentos. Na semana da comício a Revista Época e o Colunista Cláudio Humberto publicaram notas em colunas acusando os Macacos de sonegadores de Impostos. A cidade virou de cabeça pra baixo. A família Macaco e aliados culparam os Maias dizendo que a notícia foi plantada.
Veio o revide na vigília: o então deputado estadual Álvaro Dias saiu em defesa dos Macacos e acusou João Maia de fazer parte da “quadrilha” do ex-presidente Collor de Melo (no centro) e que tinha sido ele o culpado de ter saqueado a poupança do povo.
O clima esquentou. Fedeu a chifre queimado. A cidade ficou em tensão. Graças a Deus tudo terminou bem. No dia seguinte houve a apuração dos votos. Galbê Maia venceu por apenas 4 votos de maioria.
No ano seguinte Macacos e Maias se uniram, fizeram um pacto e apontaram um único candidato. O atual prefeito Antonio Macaco. Mas, ainda existem resquícios. Até mesmo de familiares. O mesmo Álvaro que disse que João Maia era integrante da “quadrilha” de Collor de Melo anda atrás do seu apoio para a candidatura de Roberto Germano para prefeito de Caicó em 2012. Será que os Maias já esqueceram?
fonte:robson pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário