quinta-feira, 26 de março de 2015

Em encontro com governadores, Dilma promete que não paralisará nenhuma obra

0 comments
2
Além do ajuste fiscal, os governadores nordestinos, no encontro com a presidente Dilma Rousseff, defenderam o acesso a financiamentos internos e externos e a continuidade de obras que geram empregos nos Estados, como as dos programas de Aceleração do Crescimento e Minha Casa, Minha Vida. Segundo o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, na reunião com Dilma, ela garantiu que não vai haver paralisação de nenhuma obra, particularmente as que fazem parte da infraestrutura hídrica da região. “Você não pode parar porque quando você desmobiliza uma obra, a empresa dá baixa na carteira dos trabalhadores, até que ela vai novamente funcionar, você gasta muito mais”, afirmou.

Após a reunião, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse que a demanda quanto aos financiamentos poderá voltar a ser discutida em junho, quando provavelmente as medidas de ajuste fiscal que tramitam no Congresso já terão sido apreciadas. “Os governadores deram destaque à possibilidade de financiamento junto a organismos internacionais, como Banco Mundial e BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento]. São financiamentos cujos contratos são muito lentos, os procedimentos em geral demoram pelo menos um ano. O que eles querem é dar inicio à tramitação dessas matérias que evidentemente viriam num cenário futuro, pós-ajuste”.

Para Coutinho, há uma espécie de “bom senso” para entender a situação atual. “Sabemos também que estamos ajudando a transpor essa situação. É preciso o Congresso definir qual vai ser o tamanho do ajuste. A partir disso, vamos sentar para dialogar e como planejar. Cada financiamento virá do tamanho que o estado possa [contratar]”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário