quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Abastecimento da Adutora da Serra de Santana foi discutido em audiência pública nesta quarta-feira(20)


Lagoa Nova sediou nesta quarta-feira 20 de setembro a audiência pública promovida pelo Fórum de Associações Rurais de Lagoa Nova. Evento realizado no centro pastoral, e contou com a presença do secretário da SEMARH, Ivan Júnior; do presidente do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó- Piranhas-Açu, José Procópio; do presidente do CONISA, Marcelo Porto, de representantes da CAERN, do SEAPAC, STTR, Associações Rurais dos municípios de Lagoa Nova, Cerro Corá e Tenente Laurentino Cruz, além de prefeitos, secretários e vereadores dos 07 munícipios que compõem a Serra de Santana.

O objetivo da audiência, era expor o funcionamento atual do sistema adutor da Serra de Santana para o setor urbano e rural e o modelo atual de distribuição de água para a zona rural da serra e seus desafios de funcionalidade e eficiência, realizado pelo CONISA.


Ao final das exposições foram expostos pelos presentes as dificuldades que os agricultores ainda enfrentam com o abastecimento regular e a falta de água. O secretário Ivan Júnior se comprometeu em perfurar e instalar, 10 poços tubulares, em cada município, para amenizar a situação das famílias, onde foi acordado que a escolha dos locais fosse realizada em conjunto com os fóruns municipais de associações; além disso foi proposto uma nova reunião, no dia 20 de outubro, para que a CAERN apresente o funcionamento do sistema proposto, testado e analisado para avaliação; Ainda sugeriu-se que as associações possam identificar as intercorrências surgidas no abastecimento e informar o CONISA, para que possam ser acompanhadas e sanadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário