quinta-feira, 10 de maio de 2018

Sobre a greve dos profissionais do magistério de Lagoa Nova-RN (leiam para maiores esclarecimentos)

0 comments
Vou pontuar as situações para que a sociedade compreenda o processo em andamento:

Hoje (09/05) foi realizada uma Audiência de Conciliação no Fórum de Currais Novos que ocorreu da seguinte forma:

- A prefeitura manteve a proposta onde, no seu teor, um dos itens seria a retirada de direitos: o triênio. Direito este que consta no Plano de Carreira do Magistério. O SINTE não aceitou. O argumento se dá por não aceitarmos retiradas de direitos que não sejam avaliados pelo Poder Judiciário, até porque sabemos que estamos agindo conforme a Lei. E vale lembrar a toda sociedade Lagoanovense que isso ocorreu com o Decreto Municipal de janeiro deste ano.

- Continuando, o SINTE debateu sobre os descumprimentos dos acordos firmados entre a prefeitura e o sindicato dos professores, isso iniciado em setembro de 2017, e depois com o outro acordo firmado em 15/02/2018.

- Esclarecido esses pontos, o SINTE sugeriu três propostas para conciliação que seriam registradas na ata da audiência realizada hoje, mas que deveriam ter que passar pela votação da Assembléia dos professores, pois os que estavam nessa audiência apenas representam a categoria, mas não podem decidir, a assembléia é soberana, e é ela que decide.

- A assembléia reprovou as propostas da prefeitura, pois não aceitam perder mais direitos da carreira, e foram escolhidas duas propostas entre as três sugeridas pelos representantes do SINTE na audiência.

- Foi solicitada pela prefeitura uma "liminar" para interromper a greve, mais o juiz não a concedeu. A greve é legal e é justa na reivindicação da garantia de direitos amparados por lei;

- Durante a Audiência foi destacado e garantido pelos representantes do SINTE que os alunos não terão perdas, as aulas terão que ser repostas até pelo fato delas estarem interrompidas, e isso com o transporte para conduzir os alunos e merenda, pois não se repõe aula sem aluno, e solicitamos aos responsáveis de alunos (as) que cobrem o cumprimento dos dias letivos, pois é direito dos alunos;

- Amanhã iniciaremos as assembleias de "vigília", pois o Juiz determinou o prazo de até a próxima quarta-feira (16/05) para que se chegue ao acordo, mas destacou que nada impede que a qualquer momento ambas as partes acordem e comunique-o, onde o mesmo afirmou homologar.

- A partir de amanhã os professores estarão em "vigília". Convidamos pais, alunos e professores (as) a comparecerem nas assembleias que serão realizadas todos os dias a partir das 15 h (até então no Centro Pastoral da Matriz de São Francisco de Assis). Lembramos que finalizar esta greve é do interesse de todos, mas o que não aceitaremos mais é a retirada de direitos e desvalorização ao Magistério Público de Lagoa Nova.

Uma Boa Noite a toda a população Lagoanovense!

Obs.: Compareçam as assembleias a partir de amanhã para que todos (as) fiquem informados. Estaremos lá! 

SINTE (Sindicato dos Trabalhadores Em Educação Pública do RN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário