sábado, 21 de julho de 2018

IBOPE: Pesquisa traz Fátima em 1º, Carlos Eduardo em 2º e Robinson em 3º lugar

0 comments

A senadora Fátima Bezerra (PT) lidera, neste momento, as intenções de votos entre os eleitores potiguares para o governo do Estado. É o que aponta a pesquisa Ibope/Tribuna do Norte, realizada entre os últimos dias 14 e 17. O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), fica em segundo e o atual governador, Robinson Faria (PSD), em terceiro. 

O IBOPE ouviu 812 eleitores. Na resposta estimulada (o eleitor pesquisado recebe uma lista com nomes dos pré- candidatos), a senadora Fátima Bezerra ficou com 31% das intenções de votos (na resposta espontânea, sem a apresentação da lista de pré-candidatos, ela tem 8%); seguida pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, com 15% das intenções de votos (na resposta espontânea, ele tem 5%), e pelo atual governador e candidato a reeleição, Robinson Faria, com 9% das intenções de votos (na espontânea, 4%). 

A lista de pré-candidatos apresentada pelo Ibope incluiu, ainda, os nomes do vice-governador Fábio Dantas (PSB), que tem 3%; Carlos Alberto (Psol), com 4%; e Freitas Júnior (Rede), com 2% das intenções de votos. Eleitores que disseram votar branco e/ou nulo somaram 32% e 5% não responderam e/ou ainda não sabem em quem votarão para governador. A margem estimada de erros da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Na estratificação da amostra, os resultados para a senadora Fátima Bezerra são mais expressivos entre os eleitores com nível de ensino superior (35%). Os votos no ex-prefeito Carlos Eduardo também são mais expressivos entre os mais instruídos (21%) e entre o eleitorado na faixa etária de 25 a 34 anos (18%). Já o governador Robinson Faria tem mais votos junto ao eleitorado mais jovem (16% na faixa dos 16 aos 24 anos) e menos instruídos (15% entre quem tem só até a 4ª série do ensino fundamental).
Infográfico do Governo

Segundo turno
Os resultados da pesquisa não apontam para uma decisão das eleições para o governo estadual no primeiro turno. O Ibope fez várias simulações de cenários possíveis para um segundo turno. 

Entre os três principais candidatos, os resultados das simulações seriam os seguintes: 1) se o segundo turno fosse entre a senadora Fátima Bezerra e o ex-prefeito Carlos Eduardo, a petista teria 47% das intenções de votos e o pedetista 27%; 2) no cenário em que a disputa seria entre Fátima Bezerra e Robinson Faria, a senadora teria 52% e o atual governador 16%; 3) no segundo turno entre Carlos Eduardo e Robinson, o ex-prefeito teria 42% e o atual governador 17%.
Infográfico rejeição

No item rejeição, 54% dos eleitores pesquisados pelo IBOPE disseram que não votariam de jeito nenhum na reeleição do atual governador Robinson Faria; 21% em  Freitas Junior; 19% em Carlos Eduardo; 18% em Fábio Dantas; 15% em Carlos Alberto; 14% em Fátima Bezerra.

A pesquisa também investigou o interesse dos eleitores pelas próxima eleições. 42% responderam que não têm nenhum interesse, 27% disseram ter pouco interesse, 14% têm interesse médio e 16% têm muito interesse. Os registros da pesquisa, junto à Justiça Eleitoral, são RN-03429/2018 (TRE) e BR-07949/2018 (TSE). 
Tribuna do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário